quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Reciclagem e regeneração

Depois de um intenso e prolongado dia de trabalho, a mãe chega em casa cansada e o que encontra? A sala, o lugar que deveria estar sempre lindo, limpo e aconchegante para dar boas vindas a quem chega naquele lar, está um caos.
Tiras de papel, pedaços de plástico e canetinhas estão espalhados por todo o lado. A mãe dá aquela olhada, beija as crianças e, em seguida, manda que limpem logo aquela bagunça. Logo a criança mais nova, com toda a sabedoria e pureza dos seus cinco anos, responde que aquilo não é bagunça, é reciclagem.
A mãe pára e rapidamente pensa no que está ensinando  para os seus filhos. Vivemos uma fase em que a sustentabilidade está em alta e aprendemos (e ensinamos) o quanto é importante reaproveitar. Os pequenos estavam lá, no mundinho deles, transformando o lixo em brinquedo. Faziam tudo sozinhos, estimulavam a criatividade e as habilidades artísticas. 
Enquanto criavam, regavam a semente do bem em seus coraçõezinhos, mas a mãe - em toda a sua limitação momentânea, tentou cortar as asas que podem conduzi-los ao mundo. Ainda bem que sempre é tempo para enxergar e voltar atrás. Que muitas outras reciclagens venham e que voem alto, dispersem suas sementes e ajudem a regerar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário