segunda-feira, 13 de abril de 2015

O que você fala para o seu filho?



QUE MENININHO SAFADO...

Uma frase tão simples e inocente, mas com tanto significado. Sim, porque as palavras têm poder. Você pode até não acreditar nesta minha afirmação, mas nem tudo o que soa com certa singeleza, é realmente puro. Quer um exemplo: a palavra danado. Entre suas definições no dicionário estão: condenado, maldito, entre outras (clique na imagem para conseguir ler as definições).




Aí você se justifica dizendo: "mas não é isso o que eu quis dizer" e eu afirmo que apesar de tudo, é isso o que você está dizendo para o seu filho. Por isso, aconselho: pense antes de falar. A palavra dita fica indo e voltando em nosso universo até se tornar realidade.

Parece assunto de igreja, né? Acontece que aprendi isso na igreja sim, mas depois, pesquisando, vi que a física quântica trata o assunto com a mesma propriedade. Cada som é uma vibração que soltamos no ar. Essa vibração, também chamada de onda sonora, vai repercutir de alguma forma nas pessoas que as ouvem. 

Ainda não acredita? O físico Domiciano Marques, no site Brasil Escola, explica que uma das características do som é a sua velocidade de propagação. A velocidade de propagação de uma onda sonora não depende da sua frequência, mas, sim, exclusivamente, do meio em que ela se propaga. Assim, podemos dizer que, em determinado meio, as ondas sonoras se propagam com a mesma velocidade. Isso significa que tudo o que dizemos se propaga com velocidade. 

Então, no lugar de chamar seu filho de safado, danado ou qualquer outra palavra destrutiva (mesmo que esta não seja a intenção), seja sábio no que diz. Use palavras que tragam impacto positivo na vida dos seus. Aproveite, também, para elogiá-los sempre. O que você diz hoje pode impactar de forma direta o futuro do seu filho.

2 comentários: