quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal e valores

Estamos em semana natalina. Posto este texto na véspera de Natal pensando intensamente nos valores que transmitimos para nossos pequenos. É uma época festiva, em que ganhamos (e damos) muitos presentes. Mas como mostrar o verdadeiro significado da data, conseguindo que a criança entenda que não estamos falando de comércio (apesar da sua força nesse momento).
Uma querida brasileira que vive no Japão contou, em seu BLOG, que nesse período o país não pára. Trabalham incessantemente para as vendas natalinas, apesar de não comemorarem o nascimento de Jesus. E nós, que vivemos num país cristão, muitas vezes não celebramos da forma que deveria ser e acabamos como os japoneses: nos reunimos para comer, beber, dar risada, trocar presentes, mas deixamos o significado da data passar em branco.
Caio, que tem oito anos, já sabe que Papai Noel não existe. Talvez essa descoberta tão cedo (aos seis anos), tenha sido porque não tomamos cuidado, já que sempre o levamos para comprar os presentes junto. Mas, ainda assim, faz questão de ir conversar com o bom velhinho quando o encontra no shopping (tudo bem, ele vai atrás das balas que ganha, mas vai).
As meninas, que só têm dois aninhos, sentem medo quando vêem Papai Noel, mesmo de brinquedo. Não sei porque a figura do homem gordinho de barbas brancas tanto as assusta. Vivo explicando para elas que ele é bonzinho, um velhinho legal que dá presentes, digo que é o vovô de todas as crianças. Mas nem assim as conveço.
Hoje, antes de colocá-las em seus bercinhos, expliquei que deveriam dormir logo porque amanhã será um dia corrido, dia de festa. Elas logo se empolgaram, perguntando se era seu(s) aniversário(s). "Sim", respondi. "Natal é o aniversário do Papai do Céu (elas ainda não conhecem direito o menino Jesus, mas Papai do Céu é um velho amigo, já que todas as noites conversam com Ele), e também de todas as crianças e adultos, por isso comemoramos e ganhamos presentes", completei.
Difícil ensinar para os pequenos (especialmente quando ainda são bem pequeninos) o real significado da data, mas estou tentando. Com o Caio deu certo e ele sabe que celebramos o nascimento de Jesus, assim como conhece a sua história (mas é claro que o que mais gosta ainda é a entrega dos presentes).
Eu gosto de estar com a família (ok, tb gosto de presentes), mas nos reunir com aqueles que são importantes na nossa vida é sempre uma ótima opção. Meus filhos sabem disso, as muitas gargalhadas que dão quando estão com os avós, os tios e os primos mostram o quanto curtem estar com a família.
Então isso é o que verdadeiramente importa: estar com aqueles que amamos, não só nesta data, mas em muitas outras oportunidades. E, claro, sem esquecer de fazer o bem (não só nesta data, mas também em muitas outras oportunidades). E para fazer o bem, não é necessário grandes investimentos: às vezes, um sorriso, um abraço, uma palavra amiga ou uma mão estendida são verdadeiros presentes, e também os melhores. E que isso fique marcado na cabeça e no coração dos meus (e dos seus) pequenos.


Feliz Natal.

Essa é a Lyssa, a primeira princesa a chegar em casa

3 comentários:

  1. Um beijinho de Bom Natal. Muita saúde e felicidade*

    ResponderExcluir
  2. Oi Querida!
    Passei aqui para te desejar um 2011 maravilhoso, cheio de paz, amor, saúde e fé.
    Adorei a postagem.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Oi Flá! Estou de blog tambem... me segue, que eu ja to te seguindo! :)

    Amiga, vi que vc tem o dom das palavras!
    Juro que assim que tiver um tempo melhor, vou ler tudo o que vc postou aqui, pq sei que vai me fazer um bem danado.

    Bjokas

    ResponderExcluir