domingo, 21 de novembro de 2010

Projeto de Vida

Não lembro de comentei aqui, mas acho que não, estou lendo um livro fantástico do Augusto Cury, chamado MARIA, A MAIOR EDUCADORA DA HISTÓRIA. Nele, o autor (que é médico, psiquiatra e psicoterapeuta) relata os dez princípios que Maria utilizou para educar o menino Jesus.

Então tá, juntou dois temas que muito me interessam - o religioso e o educativo. Porém, esse livro não fala de religião, como revela na contra capa: ele nos traz "uma visão da Psicologia, Pisquiatria e Pedagogia sobre a mulher mais famosa conhecida da História".
Bom, há alguns dias li nesse livro que "ter um projeto de vida é fundamental para construirmos uma história exemplar". Na página 140 fala que "Maria teceu o projeto de educar o filho do Altíssimo. Todo o ser ser foi envolvido nesse projeto. Suas metas eram claras. Ela fazia escolhas constantemente para atingir seus alvos".
Ontem participei de um congresso feminino na Comunidade de Vida Cristã, igreja frequentada pelos meus pais. "Mulher com propósitos" foi o tema do evento e nele uma das palestrantes fez a pergunta: O QUE VOCÊ PENSA DO SEU FUTURO? E logo liguei esse questionamento à afirmação de Cury.
De forma simples posso dizer que MEU PROJETO DE VIDA É FAZER DOS MEUS FILHOS CIDADÃOS DE BEM, SÁBIOS, FELIZES E BEM-SUCEDIDOS EM SUAS ESCOLHAS. Mas sei que isso é muito vago, pois preciso de estratégias para alcançar esses objetivos, além de planejamento sólido e disciplina para - independente dos acontecimentos, se fizer sol ou se chover, não desviar o meu foco.
E não seria justo com ninguém, nem comigo mesma, estabelecer que meu projeto de vida está limitado à realização dos meus filhos. Acredito que para estar apta a contribuir para que tenham uma vida feliz e produtiva, tenho que investir em mim mesma, na minha qualidade de vida.
Aprendi que dar a própria história, com suas incoerências e dificuldades - e não apenas seus acertos, é o mais excelente princípio para a formação da personalidade de uma pessoa (leia isso na página 151 do livro citado). "O que os pais são, e não o que querem ser, é o que mais influenciará o que seus filhos serão. Sem perceber desenham no inconsciente de seus filhos os traços de sua personalidade".
Então é isso que tenho buscado, por meio da terapia e da espiritualidade, ser uma pessoa melhor (mais bem resolvida) para que meus filhos também possam ser seres humanos melhores. E sei que vai dar certo.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Não a violência Infantil


Este Blog é contra o Bullying!!!

Vi esse post no blog Dona Amélia e mesmo não tendo sido uma das indicadas a fazer também me senti na obrigação, pois este é um assunto seríssimo. Ela divulgou o selo que a Vanessa do blog Mãe é tudo igual recebeu com uma proposta do Blog Pediatra Brasil. E as seguintes regras:

1. Explicar o que é bullying.
O Bullying, termo , segundo o Wikipedia usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco é, para os brasileiros, novo como nomenclatura mas antigo como prática. O ato de humilhar o outro por não se adaptar aos valores do grupo, por ser diferente em qualquer sentido ou qualquer outro motivo não é novidade para ninguém. Todo já ouvimos falar, vimos acontecer ou fomos vítimas deste tipo de abuso. Aos olhos de alguns, o bullying pode parecer apenas coisa de criança ou de indivíduos bem humorados, que gostam de fazer brincadeiras com seus coleguinhas. A verdade contudo, é que trata-se de um comportamento inaceitável , uma vez que atinge a vítima em seu íntimo e pode trazer consequências sérias.

2. Contar se você já passou por isso ou não. Se sim (e você estiver a vontade) conte sua historia . Caso contrário expresse sua opinião sobre o assunto:
Não passei por esse problema. Mas já vi isso acontecer muito.

3. Divulgar o link do blog que deu início a circulação do selo.
Blog Efeito Menina: Diga NÃO a violência infantil!

4. Indicar mais 6 blogs que você acha que vão aderir a esta campanha.
Como Dona Amélica também prefiro não indicar ninguém, mas sim fazer um apelo à todos as minhas leitoras que têm blog que façam também essa postagem, que divulguem pra que esse problema triste e sofrido acabe de uma vez por todas.

domingo, 7 de novembro de 2010

Em seus lindos olhos...


Esse garotão LINDO DE VIVER é meu Caio, quando tinha 11 meses.

Deus me abençoou com um bebê lindo. Sempre que saia na rua, as pessoas encaravam, sorriam e me paravam simplesmente para olhar esse pequeno branquelo,
gordinho e com esses lindos olhos azuis.
Lindos olhos que mostraram que esse menino veio para lutar
e meu pequeno guerreiro enfrentou todas as batalhas com garra,
s
aindo vencedor (um dia conto a história dele e de seus lindos olhos aqui).

Mas postei essa fotinha para desejar uma semana de vitória a todas nós.

sábado, 6 de novembro de 2010

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Halloween



Este final de semana brincamos o Halloween na casa da vovó, como fazemos anualmente. Toda a decoração ficou a cargo da mamãe que vos escreve e do papai caprichoso (para ver algumas das coisas que fizemos, clique AQUI). Reunimos as crianças para brincar a data, fantasiadas e comer muitas gostosuras. Eles sempre gostam, claro. Bom, esse ano Carol ficou um pouquinho assustadinha, logo Mari resolveu que seria bom ficar na dela também, porém isso não durou muito tempo e em pouco tempo estavam todos na folia.

Seguem fotos:


Criançada reunida

Rótulos das bebidas

Mesa decorada - nos pratos vermelhos estão fantasminhas de suspiros e dedos deliciosos

Fantasminhas de maria mole (adoro!)

Parte da mesa decorada com vela, dedos e unhas de vampiro, abóboras de tecido, copos fantasmagóricos e dedos deliciosos (receita tirada da revista Recreio. Clique AQUI para conhecer)

Luminária de abóbora feita pelo papai

Detalhes no espelho

Caveiras no Lustre

Fantasminhas no lustre

Caio, o terrível

Bruxinha Mari e seu saquinho de gostosuras

Vampirinha Carol, no colinho e abraçada ao seu ursinho para se "proteger"

Caio e Thiago

O horripilante Thiago