domingo, 21 de novembro de 2010

Projeto de Vida

Não lembro de comentei aqui, mas acho que não, estou lendo um livro fantástico do Augusto Cury, chamado MARIA, A MAIOR EDUCADORA DA HISTÓRIA. Nele, o autor (que é médico, psiquiatra e psicoterapeuta) relata os dez princípios que Maria utilizou para educar o menino Jesus.

Então tá, juntou dois temas que muito me interessam - o religioso e o educativo. Porém, esse livro não fala de religião, como revela na contra capa: ele nos traz "uma visão da Psicologia, Pisquiatria e Pedagogia sobre a mulher mais famosa conhecida da História".
Bom, há alguns dias li nesse livro que "ter um projeto de vida é fundamental para construirmos uma história exemplar". Na página 140 fala que "Maria teceu o projeto de educar o filho do Altíssimo. Todo o ser ser foi envolvido nesse projeto. Suas metas eram claras. Ela fazia escolhas constantemente para atingir seus alvos".
Ontem participei de um congresso feminino na Comunidade de Vida Cristã, igreja frequentada pelos meus pais. "Mulher com propósitos" foi o tema do evento e nele uma das palestrantes fez a pergunta: O QUE VOCÊ PENSA DO SEU FUTURO? E logo liguei esse questionamento à afirmação de Cury.
De forma simples posso dizer que MEU PROJETO DE VIDA É FAZER DOS MEUS FILHOS CIDADÃOS DE BEM, SÁBIOS, FELIZES E BEM-SUCEDIDOS EM SUAS ESCOLHAS. Mas sei que isso é muito vago, pois preciso de estratégias para alcançar esses objetivos, além de planejamento sólido e disciplina para - independente dos acontecimentos, se fizer sol ou se chover, não desviar o meu foco.
E não seria justo com ninguém, nem comigo mesma, estabelecer que meu projeto de vida está limitado à realização dos meus filhos. Acredito que para estar apta a contribuir para que tenham uma vida feliz e produtiva, tenho que investir em mim mesma, na minha qualidade de vida.
Aprendi que dar a própria história, com suas incoerências e dificuldades - e não apenas seus acertos, é o mais excelente princípio para a formação da personalidade de uma pessoa (leia isso na página 151 do livro citado). "O que os pais são, e não o que querem ser, é o que mais influenciará o que seus filhos serão. Sem perceber desenham no inconsciente de seus filhos os traços de sua personalidade".
Então é isso que tenho buscado, por meio da terapia e da espiritualidade, ser uma pessoa melhor (mais bem resolvida) para que meus filhos também possam ser seres humanos melhores. E sei que vai dar certo.

2 comentários:

  1. Flavia, domingo é qdo tenho mais tempo para as visitas blogais.

    ResponderExcluir
  2. Adorei Flavinha!
    Também vi, qdo mãe, que minha missão é criar os meus filhos pra serem especiais para o mundo. E com isso, acabo sendo uma pessoa melhor, pra transmitir a eles isso (já que o exemplo é o melhor caminho!).
    É muito bom andar com os pequenos e eles discutirem comigo o quanto não acham bom as cacas de cachorro deixadas nas calçadas, todo o lixo jogado fora das lixeiras e como eles poderiam estar nas "cores certas" (as lixeiras de recicláveis), e entre outros, como alguns comportamentos inadequados observados por eles e afins.

    ResponderExcluir