sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Pedofilia


O assunto desta semana não é nada natalino, mas tem incomodado o meu coração. Isso porque há poucos dias uma colega, que é advogada, comentou que naquela semana a polícia havia prendido QUATRO pedófilos na minha cidade. Ela ainda encheu a boca para falar que eles moram no bairro mais nobre do município.
Naquele mesmo período, o principal jornal da região noticiou que um conhecido professor de Capoeira havia sido preso pelo mesmo crime, mas na cidade vizinha à minha. E, claro, me preocupei:
1º) Porque tenho filhos;
2º) Moro no tal bairro nobre citado e logo pensei que, de repente, poderia até conhecer um dos criminosos;
3º) Meu menino faz atividades extras, que vão além da escola. Assim, acaba ficando sozinho com professores (claro que só o deixamos com pessoas que parecem confiáveis, mas rosto bonito e cara legal não mostra do caráter do ser humano, tampouco revela seu íntimo).
Então o que fazer? Porque mesmo que evitasse que ele ficasse sozinho com o professor nas aulas particulares, a experiência (e os jornais) mostram que não podemos impedir mesmo quando as aulas são coletivas (afinal, de quem vocês acham que esse professor de capoeira abusava? E aulas de capoeira são, pelo menos até onde sei, em grupo).
Acredito que para evitar que menores caiam nas lábias desses perigosos bandidos, o ideal é que pais mantenham o diálogo aberto com os filhos. Inclusive porque não podemos colocá-los numa bolha até crescerem e saírem para o mundo, não é verdade? Por isso acho que, a partir de determinada idade, a melhor proteção é a conversa franca.
Logo que fiquei sabendo dessas brutalidades aqui tão pertinho da gente, comentei o assunto com meus pais na mesa, enquanto lanchávamos. Meu filho, que tem oito anos, em outro cômodo ouviu o assunto e correu para perguntar o que era pedofilia. Confesso que na hora fiquei meio sem chão, difícil responder a essa pergunta para uma criança que (graças a Deus) ainda é criança (sem qualquer noção de sexualidade).
Minha saída foi responder que pedófilos são adultos que tem prazer em fazer mal às crianças. Ele se contentou com a resposta, mas eu senti que não fui clara o suficiente. Conversando com o marido a respeito, ele acha que dei a resposta certa. Mas não sei, pois é tão fácil ludibriar crianças.
Bom, enquanto isso vou conversando com o Caio, falando para ele que NINGUÉM pode tocar em certas partes do corpo dele (nem "amiguinhos", nem "adultinhos") e oriento a me contar logo se algo acontecer (graças a Deus o diálogo entre nós flui muito fácil). Também explico (sem cansar) que não deve acompanhar ninguém que não conheça (e mesmo se conhecer, para ir a qualquer lugar com aquela pessoa, tem que ter autorização dos pais), assim como não aceitar nada de estranhos (por mais tentadora que pareça ser a situação). E, por fim, falo que se pagarem-no a força, que grite, para que logo percebam que aquilo não está certo e é crime, e ele possa ser salvo.
Como mãe, às vezes (ou constantemente) ouço histórias que me deixam apavorada. Mas o que mais posso fazer senão conversar com meus filhos, orientá-los, mostrando que o mundo não é bonzinho o tempo todo, como também não é ruim o tempo todo?
O que mais posso fazer senão pedir para Deus cuidar das minhas crias, proteger meus pequenos e livrá-los do mal (e dos maus)? Só posso dormir a noite sossegada porque ESCOLHO CONFIAR EM DEUS.

2 comentários:

  1. Tb fico apavorada qdo penso nisso. A Luiza tem umas pernas grossas que sempre chamam a atenção, sempre arranca olhares, estou sempre apreensiva e fico doida qdo alguem vem por a mão, pra que pegar na criança dos outros que vc nem conhece né. A pior parte é essa, não conseguimos saber antes de onde vem a ameaça.

    Mas querida, no tempo em que estamos vivendo as crianças ficam sabendo das coisas muito cedo, são muito espertas, muito antenadas a tudo e talvez o Caio saiba até mais do que vc acha que ele sabe, então diga sempre a verdade sem meias palavras por mais dificil que seja, e é mesmo, mas assim ele terá mais condições de entender se algo de estranho acontecer e mais condições de gritar e pedir ajuda. é muito dificil tudo isso, eu tb rezo muito pq não consigo estar em todos os lugares. Que bom que Deus nos protege. Bjo no coração.

    ResponderExcluir
  2. Flávia
    Adorei sua visita, volte sempre!
    Também amei seu blog. E já sou sua seguidora.
    Beijos e um lindo Natal!

    ResponderExcluir